A Associação está a mobilizar todos os formadores do país numa estrutura coletiva que consolide e valorize a profissão de formador
Uma cultura de responsabilidade para a excelência
Somos uma pessoa coletiva privada, independente e sem fins lucrativos, que tem como objetivo consolidar, desenvolver e afirmar a profissão de formador.
Podem tornar-se Associados efetivos todos os formadores habilitados que se identifiquem com os fins da Associação
A Associação Profissional de Formadores é uma pessoa coletiva privada, independente e sem fins lucrativos, que tem como objetivo consolidar, desenvolver e afirmar a profissão de formador.
Constituída em 19 de fevereiro de 2013, é uma Associação de âmbito nacional, com sede em Lisboa, e que congrega pessoas habilitadas a exercer a profissão de formador, nos setores privado, público e social.
Criar uma Câmara Profissional de Formadores que regule, com autonomia, as condições de acesso e exercício da profissão e elabore normas técnicas e deontológicas específicas, para assegurar elevados níveis de excelência de desempenho.
A Associação tem como fins:
Uma “câmara profissional” é uma associação pública profissional que regula as condições técnicas e deontológicas de acesso e exercício de uma profissão, assumindo poderes delegados pelo Estado, com estatuto legal igual a uma "ordem profissional”.
A designação “câmara profissional” é usada na legislação em vigor para nomear as associações públicas profissionais que correspondem a profissões cujo exercício não esta condicionado à obtenção prévia de uma licenciatura académica. Tendo em conta as actuais condições do exercício da profissão de formador, nos diversos ramos da atividade económica e social, esta é a designação adequada.