ÓRGÃOS SOCIAIS

Eleitos em Assembleia Geral para o período 2022-2026


A Associação tem como missão consolidar, desenvolver e afirmar a profissão de formador

Uma cultura de responsabilidade para a excelência

quinquénio 2022 - 2026

Mesa da Assembleia Geral

Carlos MELO

Presidente da Mesa da Assembleia Geral


Managing Partner da Basilaris, empresa de Consultoria e Treino Profissional especializada nas áreas de Liderança, Vendas e Serviço ao Cliente. Representa, em Portugal e Angola, duas multinacionais de formação. Gazing Performance Systems, multinacional de consultoria e treino que tem vindo a desenvolver Competências para Desempenhos de Excelência sob pressão, nos Negócios, no Desporto e na Educação. AchieveGlobal, que em 2014 integrou o grupo MHIGlobal, com escritórios em 70 Países, há mais de 30 anos que apoia as Organizações na conceção e implementação de estratégias para a obtenção de resultados através das Pessoas. Tem vindo a implementar, desenvolver e acompanhar, programas, sistemas de formação e consultoria em várias organizações nacionais e multinacionais, em Portugal e Angola, nos mais variados setores empresariais.

Ana Rita GASPAR

Secretário


Formadora e Coordenadora de Formação, desde 2003, nas áreas de Gestão e Projeto, Recursos Humanos, Comunicação, Marketing e Media. Com experiência anterior em televisão, tem desenvolvido atividade como Tutora em b-Learning e e-Learning, no contexto empresarial, na criação e edição de conteúdos em ambiente digital e on-line. Licenciada em Gestão de Empresas, Pós-graduada em Marketing e Comunicação, especializada em Gestão da Formação, Avaliação e Qualidade da Formação, em Social-Learning e em Web-marketing. Defende a partilha de saberes, a aprendizagem colaborativa e a personalização na relação formativa, como respostas necessárias às exigências atuais do mercado.

Paulo pereira

Secretário


Formador, desde 2004, na área da língua inglesa, de onde é nativo falante. Desenvolve a sua atividade em empresas nacionais, multinacionais, organismos do Estado e institutos de formação nas vertentes do Inglês Empresarial (Business English) e aprendizagem geral da língua (General English). Com experiência profissional no Reino Unido nas áreas da banca, contabilidade, financeira, compras, vendas e administração, tem amplo conhecimento na conceção e escolha de materiais pedagógicos, organização, implementação e avaliação de ações de formação em Inglês para indivíduos, grupos e empresas, utilizando tanto a metodologia b-learning, e-learning e presencial. Tem trabalhado em empresas nas áreas dos serviços (consultorias TI, banca, seguros, hotelaria e turismo, atendimento ao cliente e serviços sociais), indústria (alimentar, energias renováveis, engenharia de construção civil, ferroviária, portuária, mecânica, logística e qualidade, etc.). 

Direçāo

Nuno Andrade

Presidente da Associação


Formador e Consultor sénior nas áreas de Comportamento Organizacional, Desenvolvimento Pessoal e Formação de Formadores, desde 1994, em organizações nacionais e internacionais de diversos setores de atividade. Tem formação académica na área das ciências humanas: Licenciatura em Teologia, na UCP, Mestre em Psicologia na área de Gestão de Stresse e Bem-estar. Acredita que a palavra falada e partilhada, pelas vivências e saberes que contém, impulsiona mudanças positivas nas pessoas e nas organizações.

Carlos Guerra

Vice-Presidente da Associação


Formador e Consultor especializado nas áreas de gestão e organização da produção e gestão da qualidade. Após a licenciatura em Geologia, iniciou trabalho de laboratório na área da cerâmica. O contacto com o mundo empresarial despertou-lhe o interesse pela gestão e organização da produção, área na qual reconstruiu o seu percurso académico, ao longo dos anos, concluindo Engenharia da Qualidade, Auditoria da Qualidade, Pós-Graduação 6Sigma, MBA em Teoria das Restrições (ToC) e Especialista REFA. Com três décadas de experiência, colabora com diversas empresas e integra diversos projetos em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente, França, Brasil, Israel, Índia e China.

Elisabete Fonseca

Vogal da Direção


Licenciada em Psicologia Clínica e Mestre em Psicocriminologia, ambos no ISPA, com especialidades atribuídas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses em Psicologia do Trabalho Social e das Organizações e Psicologia Comunitária. Tem formação complementar em Segurança e Higiene no Trabalho (Universidade Lusófona). Entre 2006 e 2020 a sua experiência profissional foi em intervenção comunitária, nomeadamente no acompanhamento psicossocial e elaboração e coordenação de projetos. Em 2015 abraça o desafio da formação, como consultora, formadora e coordenadora. Como formadora, desenvolve a formação nas áreas de formação de formadores, desenvolvimento pessoal/comportamental e gestão das organizações

Conselho Fiscal

Vera Lucia pinto

Presidente


Formadora profissional desde 2010 e contabilista certificada desde 2009, sócia da Montibalanço Lda e mentora do projeto Vera Pinto Contabilidade e Serviços." Docente na Universidade Europeia desde de 2014 onde leciona nas áreas da Contabilidade Financeira, Fiscalidade e Gestão Documental. Mestre em Contabilidade pelo ISCTE, Mestre em Gestão de Recusos Humanos pelo ISEG, Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos – na perspetiva da gestão com as pessoas pela ULHT e Licenciada em Contabilidade e Administração pelo ISCAD. É colaboradora do Portal Gestão na área da contabilidade financeira e fiscalidade. Autora do E-Book “Contabilidade Financeira” e de vários artigos na área dos recursos humanos publicados na Revista Human e RH Magazine.

Luís lopes

Secretário



Formador e Consultor especializado nas áreas de gestão e finanças, Mediador de Seguros e dirigente associativo. Licenciado em gestão de marketing (European University) e em gestão de empresas (Instituto Superior de Gestão), inscrito na Ordem dos Economistas – colégio de especialidade de economia e gestão empresariais (Membro do Conselho Estratégico da Ordem) e na Ordem dos Contabilistas Certificados.  

Maria Figueiredo

Secretário


Formadora, professora, coordenadora e consultora em organismos públicos de Portugal e Angola (ISLA, IEFP, INA, CITEFORMA, IPROF, Municípios, Ministérios e Hospitais). Licenciada em Línguas, variante Inglês e Alemão, e em Assessoria de Gestão (ISLA), tem os cursos de Língua Portuguesa (Universidade Nova de Lisboa), de Estudos Especializados em Comunicação Educacional e Psicologia Educacional (Universidade Aberta), e cursos de formação nas áreas de Inteligência Emocional, Comunicação Interpessoal, PNL, E-Learning, Grafologia. Tem larga experiência em cursos de formação em Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde, desde 1990. Acredita que o saber comunicar é um fator de grande sucesso na carreira profissional.