Finalidade

O Sistema de Credenciação de Formadores é um sistema formal de reconhecimento da experiência profissional e da qualidade do trabalho dos formadores. O sistema atesta a experiência e a qualidade do trabalho dos formadores segundo parâmetros que o mercado da formação valoriza e que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, o sistema garante, ao mercado, a formação contínua dos formadores, de modo a que estes mantenham elevados padrões de desempenho.
Os Formadores inscritos no Sistema de Credenciação beneficiam de duas vantagens imediatas:

Logótipo personalizado
Usar um logótipo específico, disponibilizado pela Associação de forma personalizada, nos seus materiais e suportes de trabalho e divulgação profissional.

Diretório Profissional de Formadores
Ter o seu nome, categoria de credenciação, contactos profissionais e áreas de trabalho divulgados publicamente no portal da Associação.
Para as organizações, o Sistema de Credenciação disponibiliza o Diretório de Formadores Credenciados com duas vantagens:

Serviço gratuito
O Diretório é um serviço gratuito online que permite localizar e contactar os formadores adequados para implementar projetos formativos.

Informação validada
O Diretório é um serviço completo de procura de formadores, com informação organizada, validada e uniforme, que apresenta os formadores por áreas de trabalho e nível de experiência.

Requisitos de Candidatura à Credenciação

Formador Credenciado Qualificado (FCQ)

Habilitação
Possuir habilitação para o exercício da profissão de formador: CCP ou CAP; ou curso de FPIF ou outra formação específica para o trabalho formativo com adultos, objetivamente documentada.

Horas de Prática
Declarar até 150 horas de prática formativa nos últimos três anos.

Formador Credenciado Profissional (FCP)

Horas de Prática
Declarar entre 150 e 350 horas de prática formativa anual média nos últimos três anos.

Horas de Prática
Em alternativa, declarar um mínimo de 450 horas de prática formativa acumulada nos últimos quatro anos.

Clientes
Como trabalhador independente, deverá declarar prática formativa em pelo menos de três clientes organizacionais.

Formador Credenciado Sénior (FCS)

Horas de Prática
Declarar mais de 350 horas de prática formativa anual média nos últimos três anos.

Horas de Prática
Em alternativa, declarar um mínimo de 1050 horas de prática formativa acumulada nos últimos quatro anos.

Clientes
Como trabalhador independente, deverá declarar prática formativa em pelo menos três clientes organizacionais.

Logótipo Personalizado

Os formadores credenciados pelo Sistema de Credenciação de Formadores podem usar nos seus materiais profissionais um logótipo personalizado igual ao dos modelos apresentados à direita, cuja autenticidade será confirmada pela Associação sempre que solicitado.

Utilização do Logótipo

Desenhámos um logótipo personalizado em dois formatos, horizontal e vertical, para que os formadores credenciados possam apresentar ao mercado da formação as suas credenciais profissionais, com a validação formal do seu nível de experiência.
Sugestões de Utilização do Logótipo Personalizado
Os formadores credenciados podem usar nos seus materiais profissionais um logótipo personalizado. Este logótipo comprova que o formador cumpre os requisitos do Sistema de Credenciação de Formadores.

Neste pequeno guia, apresentamos algumas sugestões e normas para utilizar da forma mais eficaz o seu logótipo.
Stacks Image 141338
Divulgação
Quando obtiver a credenciação e receber o logótipo, envie um email aos seus clientes e formandos anunciando que passou a integrar o Sistema de Credenciação de Formadores da Associação.

Explique que o sistema de credenciação comprova:
- a experiência profissional de formador;
- a actualização contínua de competências de formador.

No corpo do email insira o link para a página da Associação Profissional de Formadores para demonstrar as suas ligações profissionais.
Materiais
A partir desse momento, passe a inserir o seu logótipo personalizado nos seus materiais e suportes de comunicação profissional:

Assinatura de email

Cartões de visita

Propostas comerciais

Manuais de formação

Materiais Didáticos

Curriculum Vitae

Marketing e Estacionário

Websites ou Blogues

Perfil nas Redes Sociais
Quanto mais divulgado e conhecido for o Sistema de Credenciação de Formadores mais valor tem para os formadores credenciados.
Ficheiros
O logótipo é entregue em dois formatos — formato vertical e formato horizontal — para uma utilização mais adequada ao contexto gráfico.

O logótipo é disponibilizado em dois tipos de ficheiro:

JPEG
para uso em materiais impressos e digitais.

PNG
com fundo transparente, para uso em materiais impressos e digitais.
São usos incorretos do logótipo e não permitidos:
- Alterar a cor ou o tipo de letra.
- Sobrepor qualquer palavra ou imagem.
- Acrescentar efeitos de sombra ou luz.
- Distorcer ou alterar as proporções.
- Posicioná-lo com amplitude superior a 0º.
Normas
1. O logótipo que se disponibiliza aos formadores credenciados no âmbito do Sistema de Certificação de Formadores é uma marca registada da Associação Profissional de Formadores.

2. Ao utilizar o logótipo, o formador credenciado aceita beneficiar de uma licença de utilização, não exclusiva e não transferível, para usar, reproduzir e publicitar a sua credenciação profissional.

3. Esta licença está limitada a uma utilização profissional para comunicar e promover a condição de formador credenciado enquanto membro da Associação Profissional de Formadores.

4. Esta licença de utilização abrange, apenas, o logótipo de formador credenciado, excluindo, expressamente, outros logótipos ou marcas da Associação Profissional de Formadores.

5. O logótipo de formador credenciado é personalizado e de uso individual, não podendo ser utilizado por quaisquer outros indivíduos ou organizações. Porém, o formador credenciado pode usar o seu logótipo em conjunto com outros parceiros para promover atividades relacionadas com o objeto da credenciação.
Stacks Image 4814
Stacks Image 134694

Requisitos de Renovação da Credenciação

A credenciação deverá ser renovada, obrigatoriamente, de três em três anos ou para transitar de categoria. A renovação da credenciação prova o compromisso do formador com o código deontológico, as boas práticas profissionais, a melhoria do seu desempenho profissional e a sua formação contínua. Para proceder à renovação da credenciação, deverão ser cumpridos os seguintes requisitos:

Formador Credenciado Qualificado (FCQ)

Horas de Prática
Declarar um máximo de 150 horas de prática formativa, nos últimos três anos.

Actualização
Declarar a frequência de ações de atualização profissional de formador, com a duração mínima de 12 horas anuais em média, nos últimos três anos.

Formador Credenciado Profissional (FCP)

Horas de Prática
Declarar entre 150 e 350 horas de prática formativa anual média, nos últimos três anos.

Formação
Frequentar, durante o primeiro ano de credenciação, uma ação formativa, organizada pela Associação, sobre os três pilares da profissão de formador: processo formativo, código deontológico e referencial de competências.

Actualização
Declarar a frequência de ações de atualização profissional de formador, com a duração mínima de 20 horas anuais em média, nos últimos três anos.

Formador Credenciado Sénior (FCS)

Horas de Prática
Declarar mais de 350 horas de prática formativa anual média, nos últimos três anos.

Formação

Actualização
Declarar a frequência de ações de atualização profissional de formador, com a duração mínima de 30 horas anuais em média, nos últimos três anos.