Semanas
minutos
Segundos

Conclusões

Os trabalhos do III Congresso Nacional de Formadores decorreram num clima de abertura, diálogo e partilha entre os oradores convidados e os congressistas, formadores e responsáveis de formação. Os diversos debates estiveram centrados no contributo da formação para o progresso das pessoas, das organizações e do país.

Três conclusões resumem as principais ideias debatidas:

#1: A profissão de formador está a atravessar um período de intensa e profunda evolução. O novo formador não restringe o seu trabalho a uma sala de formação, mas integra uma diversidade de outras formas, processos, meios e tecnologias capazes de promover aprendizagens. O formador entrega resultados e está em processo de aprendizagem contínua.

#2: Os profissionais da formação têm de divulgar mais e melhor os resultados do seu trabalho enquanto agentes de mudança. Os formadores e os responsáveis pela formação, aos mais diversos níveis e nos variados âmbitos, precisam de explicar e demonstrar o papel e o contributo da formação. A cultura da formação é uma cultura de desenvolvimento.

#3: As políticas de formação carecem de uma revisão profunda. Para que a formação seja integrada e assumida como um dos vetores principais da estratégia de desenvolvimento do país, urge desburocratizar, simplificar e actualizar a legislação existente. Na mesma linha, os organismos públicos que lidam com a formação precisam de ser reformulados.

Desta forma, a Associação Profissional de Formadores reafirma que a profissão de formador tem um papel central, único e insubstituível no desenvolvimento do país, da sociedade e das pessoas. O formador é o profissional especializado na criação e difusão do conhecimento necessário para a promoção da criatividade e da inovação, a melhoria da produtividade, a mudança de atitudes e de mentalidades, a geração da confiança e o reforço das qualificações. A estratégia de desenvolvimento do país deve incluir a formação e o trabalho do formador como uma das mais poderosas forças para construir um futuro sustentável para todos.
Em breve publicaremos as fotografias do Congresso.

Oradores

Co-organizador

Media Partners

Apoios

Para recordar, o II Congresso Nacional de Formadores, realizado em 2016.

Quadro produzido por Daniel Lança Perdigão, Consultor, Formador, Coach, Strategist & Visual Thinker, da UpSideUp.pt
Contacte-nos e responderemos tão rápido quanto possível.