A Associação

A Associação Profissional de Formadores é uma pessoa coletiva privada, independente e sem fins lucrativos, que tem como objetivo consolidar, desenvolver e afirmar a profissão de formador.

Constituída em 19 de fevereiro de 2013, é uma Associação de âmbito nacional, com sede em Lisboa, e que congrega pessoas habilitadas a exercer a profissão de formador, nos setores privado, público e social.

Visão

Criar uma Câmara Profissional de Formadores (*) que regule, com autonomia, as condições de acesso e exercício da profissão e elabore normas técnicas e deontológicas específicas, para assegurar elevados níveis de excelência de desempenho.

Fins

A Associação tem como fins:

  • Promover os formadores valorizando e dignificando a sua profissão, desenvolvendo referenciais de excelência e boas práticas, valores éticos e normas deontológicas, princípios de qualificação profissional e outras ações que consolidem e prestigiem a profissão de formador e a sua participação no desenvolvimento do país, das organizações e das pessoas.

  • Organizar congressos, seminários, debates, conferências, colóquios e cursos de formação inicial, contínua e de especialização e outros eventos que contribuam para a evolução, a qualificação e a divulgação do trabalho dos formadores e da formação.

  • Participar em trabalhos de investigação e desenvolvimento das ciências da formação e da educação.

  • Contribuir para a publicação e divulgação de livros, revistas e artigos científicos e profissionais e de outros conteúdos multimédia sobre os formadores e a formação.

  • Representar os formadores junto de entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, participando na definição de políticas de formação e colaborando em ações de cooperação e intercâmbio com organizações congéneres.

Torne-se Associado!

Podem tornar-se Associados efetivos todos os formadores habilitados que se identifiquem com os fins da Associação e aceitem cumprir os seus estatutos e regulamentos e o Código Deontológico de Formadores.

Câmara Profissional de Formadores

Uma “câmara profissional” é uma associação pública profissional que regula as condições técnicas e deontológicas de acesso e exercício de uma profissão, assumindo poderes delegados pelo Estado, com estatuto legal igual a uma “ordem profissional”.
A designação “câmara profissional” é usada na legislação em vigor para nomear as associações públicas profissionais que correspondem a profissões cujo exercício não está condicionado à obtenção prévia de uma licenciatura académica. Tendo em conta as atuais condições do exercício da profissão de formador, nos diversos ramos da atividade económica e social, esta é a designação adequada.